A SANTA INQUISIÇÃO PODE PARECER PASSADA, MAS MUITAS VEZES "GUILHOTINAMOS" PESSOAS COM NOSSAS AÇÕES DIÁRIAS SEM NOS DARMOS CONTA.
![](https://static.wixstatic.com/media/c747f6_16a08ec3564e47c784ad974a1bda0047~mv2.png/v1/fill/w_49,h_28,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/c747f6_16a08ec3564e47c784ad974a1bda0047~mv2.png)
CRONOGRAMA - SANTA INQUISIÇÃO
Louvor: Tu és o meu Deus (Cd jovem 2011) , Só pela graça (1997), Vou me entregar (Cd jovem 2014)
Abertura: Leitura e comentário do escopo descrito aqui.
Hino Inicial: Estamos Juntos (CD JOVEM 2013).
Oração
Entrevista JA: Deverá ser feita com um jovem ou que tenha uma boa história sobre julgamento ou as perguntas devem ser realcionadas ao tema do culto jovem.
Música: Sem Culpa (Ana Beatriz).
Dinâmica: Executar a do vídeo abaixo.
Sorteio: Caso a sociedade possua dinheiro em caixa, é sempre interessante se realizar sorteios de itens variados, pode ser usada a saída da igreja após o culto do sábado pela manhã para serem entregues os números que serão usados no sorteio a tarde. Essa estratégia de divulgação é bastante efetiva.
Momento OI: Os recepcionistas podem distribuir papéis com a frase "escreva aqui uma coisa que você já fez e não fala para as pessoas por medo de ser julgado". Momentos antes da oração a igreja deverá formar um círculo e podem ser lidos alguns papéis desses para demonstrar que todos são pecadores e ninguém deve se achar no direito de julgar seus irmãos.
Oferta JA
Peça: No material de apoio estão descritos o vídeo da peça sendo encenada, bem como a música cantada adaptada e o seu playback.
Sermonete
Música Final: A começar em mim (Vocal livre) ou Ame mais julgue menos (Marcela Tais)
Oração Final
MATERIAIS ADICIONAIS
ESCOPO
TEXTO CHAVE: "Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados”. Lucas 06:37.
ABERTURA: A Santa Inquisição era dirigida pela Igreja Católica Romana e foi criada no século XIII, durante a Idade Média. Era uma espécie de tribunal religioso que condenava todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica ou que eram considerados uma ameaça às doutrinas. Eles eram denunciados, perseguidos, julgados e condenados (às vezes até eram queimados vivos em praça pública, a pena mais “leve” era a prisão temporária ou perpétua).
Algumas características interessantes da santa inquisição:
Os perseguidos não poderiam saber por quem foram denunciados, mas poderiam dizer o nome dos seus inimigos para que o tribunal averiguasse. Às vezes, nem sequer sabiam o porquê de estarem sendo julgados e bastavam apenas duas testemunhas para que fosse condenado.
No século XV, o rei e a rainha da Espanha perseguiram nobres e judeus. Eles reduziram o poder da nobreza e torturaram e mataram os judeus, ficando com suas riquezas.
As acusações nas maiorias das vezes eram injustas e infundadas, mas ainda assim, os inquisidores não “perdoavam” os acusados. Milhares de pessoas foram torturadas, presas ou queimadas vivas.
APLICAÇÃO: Muitas vezes esse tribunal pode ser instalado ainda hoje, onde nós podemos ser os juízes, júri e executor ao mesmo tempo, como? Todas as vezes que olhamos com um olhar acusador para as pessoas ao nosso redor, quando tiramos conclusões precipitadas sobre uma situação a qual nós não sabemos todos os detalhes, quando ao ver um irmão cair e errar somos apressador a jogar a última pá de cal em seu corpo ao invés de lançar sobre ele um olhar de compaixão. Muitas vidas espirituais são guilhotinadas por meio de lâminas finamente afiadas, como olhares, críticas, julgamentos e outros tipos de atitudes que usurpam o lugar que deveria ser do amor. O culto jovem de hoje é antes de mais nada um alerta, um convite para que deixemos a Santa Inquisição apenas nos livros de história e vivamos o amor. E é sobre esse amor que vamos cantar agora, que o “vamos dar as mãos, unidos como irmãos” não fique apenas na letra da música, que isso seja uma verdade em nossa vida eternamente. Levantemos todos e cantemos o hino “Estamos Juntos” (CD JOVEM 2013).
DINÂMICA
MÚSICAS ESPECIAIS
SEM CULPA - ANA BEATRIZ
SEM CULPA - ANA BEATRIZ (PLAYBACK)
AME MAIS - JULGUE MENOS (MARCELA TAÍS)
AME MAIS JULGUE MENOS - MARCELA TAÍS (PLAYBACK)
A COMEÇAR EM MIM - VOCAL LIVRE
A COMEÇAR EM MIM - VOCAL LIVRE (PLAYBACK)
PEÇA
VINHETA DE DIVULGAÇÃO (VOCÊ PODE MODIFICAR VIA ARTE ABERTA)