top of page

CJ: OS SETE PECADOS CAPITAIS

Foto do escritor: Casa do JACasa do JA

Atualizado: 9 de ago. de 2024

ESTE CULTO ILUSTRA O PERIGO DE SE ENTREGAR A UMA VIDA PECAMINOSA, MESMO QUE INCONSCIENTEMENTE, E A IMPORTÂNCIA DE BUSCAR A RETIDÃO.





Explicação do Culto Jovem: O culto jovem "Os Sete Pecados Capitais" tem como objetivo conscientizar os jovens sobre as armadilhas e tentações que enfrentamos diariamente e como essas podem afastar-nos de Deus e dos Seus propósitos para nossas vidas. Todos nós, sem exceção, lidamos com tentações, que podem surgir de diversas formas: seja através de desejos internos, influências externas ou situações cotidianas.


Neste culto, exploraremos de forma prática e reflexiva como os sete pecados capitais – avareza, inveja, mentira, crítica, soberba, preguiça e gula – podem se manifestar em nossas vidas e a importância de reconhecê-los para combatê-los. Por meio de dinâmicas interativas e peças teatrais, veremos como cada um desses pecados pode nos afetar e quais são as consequências de ceder a essas tentações.


Além disso, aprenderemos estratégias bíblicas para resistir às tentações, fortalecer nossa fé e viver de acordo com os valores cristãos. Vamos enfatizar que a tentação em si não é pecado, mas sim um convite que podemos aceitar ou rejeitar. A vitória sobre a tentação não só nos aproxima de Deus, mas também nos dá uma sensação duradoura de paz e realização espiritual.


MATERIAIS ADICIONAIS

Texto de abertura: Boa noite, queridos jovens!

Hoje, estamos aqui reunidos para um culto especial, um encontro que vai mexer com nossos corações e nossas mentes. O tema do nosso culto é “Os Sete Pecados Capitais”, um assunto profundo e ao mesmo tempo extremamente relevante para todos nós. Cada um de nós enfrenta tentações diariamente, e muitas vezes nem percebemos como essas tentações podem moldar nossas atitudes e decisões. Mas não estamos sozinhos nessa batalha! Como está escrito em 1 Coríntios 10:13: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.”


Imagine uma vida em que cada passo é vigiado por pressões e desejos, onde a linha entre o certo e o errado parece cada vez mais tênue. Somos tentados pela avareza, pela inveja, pela mentira, pela crítica, pela soberba, pela preguiça e pela gula. Esses pecados tentam nos afastar da luz de Deus, nos desviar do caminho da retidão e nos enredar em uma teia de escuridão. Em Tiago 1:14-15, lemos: “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.”


Mas hoje, não vamos apenas identificar essas tentações. Vamos nos armar com o poder da Palavra de Deus, buscar a força no exemplo de Jesus e encontrar apoio uns nos outros para resistir a esses desafios. Como Jesus nos ensinou em Mateus 26:41: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”


Nós estamos aqui para nos fortalecer, para aprender e para nos inspirar mutuamente a viver uma vida mais próxima de Deus. Preparem-se para momentos de reflexão, interação e transformação. Teremos peças teatrais que ilustrarão de maneira criativa e impactante como esses pecados se manifestam em nosso dia a dia. Vamos rir, vamos nos emocionar e, principalmente, vamos aprender juntos.


Que esse culto jovem seja um marco na nossa caminhada espiritual. Que possamos sair daqui mais conscientes das nossas fraquezas, mas também muito mais confiantes na graça e no poder de Deus para vencê-las. Como diz em Filipenses 4:13: “Tudo posso naquele que me fortalece.”


Sejam todos bem-vindos ao nosso culto jovem sobre os Sete Pecados Capitais! Vamos começar essa jornada de descoberta e fortalecimento espiritual. Que Deus abençoe cada um de nós!


DINÂMICA 01 - "TENTAÇÃO E RESISTÊNCIA"


Objetivo: Demonstrar como a tentação pode surgir de várias formas e a importância de resistência e apoio mútuo para superá-la.

Material Necessário:

  • Fichas com diferentes situações de tentação (como as descritas nas peças)

  • Fichas com versículos bíblicos de encorajamento

  • Caixa ou saco para colocar as fichas

Instruções:

  1. Preparação: Escreva diferentes situações de tentação em fichas e coloque-as em uma caixa ou saco. Em outras fichas, escreva versículos bíblicos de encorajamento e também coloque-os em outra caixa ou saco.

  2. Introdução: Explique que todos enfrentamos tentações, mas Deus nos dá a força e os recursos para resistir.

  3. Atividade:

  • Divida os participantes em pequenos grupos.

  • Cada grupo deve sortear uma ficha com uma situação de tentação.

  • Os grupos terão alguns minutos para discutir como lidariam com a situação e como poderiam ajudar uns aos outros a resistir.

  • Depois, cada grupo sorteia uma ficha com um versículo bíblico de encorajamento e discute como esse versículo pode ser aplicado à situação.

  1. Compartilhamento: Peça aos grupos que compartilhem suas situações, soluções e versículos com o restante do grupo.


DINÂMICA 02 - "ESCADA DOS PECADOS"


Objetivo: Mostrar como os pecados capitais podem nos afastar de Deus e a importância de confessar e buscar perdão.

Material Necessário:

  • Cartazes ou folhas de papel grandes

  • Canetas e marcadores

  • Fita adesiva

Instruções:

  1. Preparação: Escreva os sete pecados capitais em cartazes ou folhas de papel grandes, cada um representando um degrau de uma escada.

  2. Introdução: Explique que os pecados capitais são como uma escada que nos leva para longe de Deus, mas através da confissão e do arrependimento, podemos reverter essa jornada.

  3. Atividade:

  • Cole os cartazes na parede, um acima do outro, formando uma "escada".

  • Divida os participantes em pequenos grupos e dê a cada grupo canetas e marcadores.

  • Peça aos grupos que pensem em exemplos de como cada pecado capital pode se manifestar na vida cotidiana e escrevam nos cartazes correspondentes.

  1. Discussão: Depois que todos tiverem terminado, peça a cada grupo que explique seus exemplos. Discuta como podemos evitar essas tentações e o que a Bíblia nos ensina sobre a confissão e o perdão.

  2. Conclusão: Para finalizar, destaque a importância de buscar a Deus para resistir às tentações e como a confissão pode nos ajudar a voltar ao caminho certo.


PEÇA 01


PEÇA – OS SETE PECADOS CAPITAIS

 

  • 1ª PARTE: INTRODUÇÃO

 

APRESENTADOR: Todas as pessoas que nasceram no planeta terra têm uma coisa em comum: enfrentar tentações. Ninguém pode dizer que nunca foi tentado.

O inimigo usa diversas táticas e atinge todas as pessoas com essa pressão.

Por exemplo, a tentação pode vir em forma de um objeto que você encontra (uma garota muito atraente, um ator, um filme, um sorvete, quando você está de regime).

Pode vir também em forma de pressão do grupo. Os colegas da escola o convidam para ir ao cinema, a uma festa, e até a experimentar drogas; ou pode vir em forma de um desejo interno: "Todo mundo está fazendo, por que eu não?" Você racionaliza. "Acho que uma vez não faz mal". Essa é uma das tentações mais perigosas. Não tem objeto físico, não tem pressão dos amigos; é o cérebro contra você...

A seguir, teremos uma entrevista. Preste atenção e perceba em qual desses pecados você é mais tentado.

 

ENTREVISTADOR: (entrevistaremos algumas pessoas de influência…). As perguntas serão as mesmas para todos.

 

1- Qual é o seu nome?

2- Como você se descreveria?

3- Você tem namorado?

4- Você tem amigos?

5- Quem você admira?

 

RESPOSTAS:

 

AVAREZA (HOMEM)

1 - Mesquinho Mão-de-Vaca Sovina.

2 - Sou um sujeito muito seguro. Gosto muito de guardar o que tenho. Só gasto em último caso. Vejamos o exemplo da formiga. Elas guardam para o futuro. Todos deveriam fazer assim em vez de ficar pedindo ajuda para os outros. Eu tenho porque guardo e cada um que faça o mesmo.

3 - Namorar hoje em dia esta muito mais fácil... as namoradas ajudam a pagar as contas. Algumas até pagam as contas sozinhas... De vez em quando me pego sendo liberal; veja só, no ano passado dei um par de patins para minha namorada e nesse ano dei as rodinhas...

4 - Só existem amigos interesseiros. Eu sou assim: só dou carona se a pessoa pagar a gasolina. Só empresto dinheiro se pagar com juro e, lógico, deixar algo de garantia...

5 - Os turcos, eles sabem poupar e nunca precisam de ajuda.

 

INVEJA (MULHER)

1 - Queria Ser Você

2 - Sou uma pessoa que gosta do que os outros gostam. Todos sempre têm bom gosto. Eu gosto das roupas que você usa, do carro que __________ tem.... Queria tudo pra mim...

3 - Não sei se é coincidência ou destino, mas só me interesso pelo namorado das minhas amigas, ou por homens famosos. Só sei que sempre já são de outra pessoa.

4 - Sou sempre amiga dos outros, mas eles nunca são meus amigos. Imagine que por esses dias alguém desistiu de ser amiga minha só por que eu fui com um vestido igual ao dela num casamento.... Acontece de vez em quando, mas é pura coincidência.

5 - Admiro a todos. Sempre procuro alguma coisa deles para gostar.

 

MENTIRA (HOMEM)

1 - Bond. James Bond.

2 - Quero evitar falar de mim. Sabe como é, a crítica fica em cima... quando a gente é famoso tem que tomar cuidado, mas vou falar assim mesmo. Eu tenho 2 metros e 5 cm de altura, falo inglês, espanhol, alemão, russo e italiano. Toco piano, violão, um pouco de sax... pratico vários esportes, fui campeão de karatê, me chamaram pra jogar na seleção, mas tenho aquele probleminha com o sábado e não pude ir, apesar da insistência.

3 - Como tem muitas garotas no meu pé, resolvi ficar sem namorada, por enquanto. Não quero magoar ninguém. Já namorei Alessandra Samadello, Aline Barros... Só dessa igreja já namorei várias.

4 - A maioria dos meus amigos são do exterior. Ontem, por exemplo, o Trump ligou pra mim. Hoje recebi um fax do técnico da seleção me chamando novamente. Tenho muitos amigos mesmo...

5 - Admiro vocês. Vocês moram aqui (Poe a mão no coração).

 

CRÍTICA (MULHER)

1 - Crítica Critica Criticando

2 - Não gosto muito de falar de mim, não sou como a _______ que fica se elogiando, só sabe falar de si. Eu sou uma pessoa muito atenta aos detalhes, dizem que eu gosto é de falar mal dos outros, as pessoas não entendem que é para o bem delas mesmas. Por exemplo, eu estou sempre cuidando da saia curta das irmãzinhas e de outras coisas desse tipo.

3 - Eu tive alguns, mas todos insuportáveis, ou comiam com a boca aberta, ou não se vestiam bem, todos com algum defeito, e completamente sem estilo.

4 - Amigos eu tenho, com muito esforço eu consigo suportar alguns deles. Sabe, tem sempre aquele que ri demais, outro muito nervosinho, aqueles que tão sempre contando uma piada sem graça, mas tirando todos os defeitos, até que eles são legais.

5 - Não admiro ninguém, todos têm defeitos e não suporto isso.

 

SOBERBA (MULHER)

1 - Exaltação Dessí

2 - Pode-se dizer que sou uma pessoa completamente completa; sou inteligente, criativa, bonita, esperta, tenho de tudo um pouco, aliás, tenho bastante de tudo.

3 - Eu não tenho, não que não tenha ninguém interessado em mim, tem uma fila enorme me esperando. Mas nenhum está a minha altura.

4 - Como para amigos eu sou menos exigente, eu tenho alguns, muito bem selecionados.

5 - Não que eu seja convencida, na verdade sou realista. E uma pessoa que eu admiro muito mesmo sou eu. Pois mesmo tendo um nível superior às outras pessoas, continuo progredindo, nunca paro.

           

 

PREGUIÇA (HOMEM)

1 - Devagar Quase Parando

2 - Eu gosto muito de pensar na vida. Pra ser sincero, eu passo a vida pensando na vida.

3 - Eu tinha uma namorada, mas ela morava a quase 100 metros de distância da minha casa e queria que eu fosse lá mais de uma vez por semana e, como eu não tenho carro, ficava muito cansativo.

4 - Eu tenho alguns, mas eles têm, mas eles têm umas ideias erradas, eles acham que sair e passear é divertido. O melhor é ficar em casa, pensando nas coisas.

5 - eu admiro Jó, que era assim como eu, paciente.

 

GULA (HOMEM)

1 - Glutão Esmeril Triturador

2 - Sou uma pessoa aberta a opiniões. Por exemplo: quando vou a um restaurante, como de todas as opções.

3 - Dizem que mulher gosta de sair, mas nenhuma das minhas namoradas gostava de ir comigo aos restaurantes. E entre comida e namorada é lógico que eu escolho a comida.

4 - Tenho muitos. Mas eles nunca me chamam pra comer na casa deles, estanho né?

5 - O Sr. Mcdonalds. Ele é tão criativo quando se trata de comida!

(Fim da entrevista, todos saem)


PEÇA 02


PEÇA 02 – CULTO JOVEM: OS SETE PECADOS CAPITAIS

 

CEGO: Deus te Abençoe...

 

JOVEM: Legal, o cego não percebeu que ganhou a nota de R$ 10,00

 

(Todos ficam parados como se estivesse congelado a imagem enquanto o narrador fala)

 

NARRADOR: Eis o primeiro passo, é uma espécie de apresentação sedutora da tentação. Vamos continuar e ver o que acontece:

 

JOVEM: O cego não percebeu que o homem pois o dinheiro. Então não vai fazer falta pra ele se eu pegar, afinal, o que os olhos não veem o coração não sente.

 

(Todos ficam parados como se estivesse congelado a imagem enquanto o narrador fala)

 

NARRADOR: Este é o segundo passo. Você para e analisa os pros e os contras.

 

JOVEM: (vai em direção ao cego e fala:) - Vou lá pegar a nota.

 

(Todos ficam parados como se estivesse congelado a imagem enquanto o narrador fala)

 

NARRADOR: O terceiro passo é a fase do consentimento, quando a tentação começa a virar pecado.

 

(No mesmo momento entra uma mulher em cena)

 

JOVEM: Vou esperar essa mulher passa, finjo que vou dar uma esmola, pego a grana e vou embora.

 

(Todos ficam parados como se estivesse congelado a imagem enquanto o narrador fala)

 

NARRADOR: O quarto passo - você imagina como vai acontecer e faz planos para que ninguém descubra.

 

(A mulher passa, ele pega o dinheiro e sai pela outra porta)

 

NARRADOR: Quinto e último passo - a tentação que virou pecado no terceiro passo, se transforma em ato. Se durante os 4 primeiros passos você pedir ajuda a Jesus é claro que ele irá socorrê-lo. Cristo foi tentado em tudo para poder nos ajudar. Se cair, como foi o caso, a solução é pedir perdão a Deus e se preparar pra vencer a próxima tentação. Não deixe o sentimento de culpa desanimar você.

Bem, a pouco vocês viram os principais passos pra cair na tentação, agora vocês vão ver como se preparar para não cair neles.

Jovem entra pensando

 

JOVEM: Hoje não vou cair, Deus me perdoou e agora vai me ajudar.

 

(Todos ficam parados como se estivesse congelado a imagem enquanto o narrador fala)

 

NARRADOR: Prepare-se, a tentação não é vencida na hora que ela aparece, mas antes. Esperar até a hora H para pedir socorro a Deus é batalha perdida.

 

JOVEM: (Se desvia do caminho enquanto pensa:) - O cego está ali, quer saber? Hoje vou por baixo só pra garantir.

 

NARRADOR: Evite a tentação, se você sabe que vai encontrar a tentação em um local, se desvie dele.

(pessoa tentada) sai por um caminho que não passa pelo cego.

 

CONCLUSÃO (PELO NARRADOR): Tiago escreveu: "portanto, submetam-se humildemente a Deus. Resistam ao diabo e ele fugirá de vocês." Tiago 4:7. A tentação, felizmente, não é pecado. É apenas um convite, você topa ou não. O pecado está em aceitar o convite.

 


ORIENTAÇÕES PARA SERMÃO: Deste JA podemos tirar 4 lições:

 

1 - A tentação atrai porque você é livre.

 

2 - A tentação não dura a vida inteira, é como a campainha ou telefone: toca, toca, você fica curioso, mas se não atender, para.

 

3 - Quando a gente vence uma tentação é mais fácil vencer a próxima.

 

4 - Se a tentação oferece um prazer instantâneo, a vitória sobre ela dá muito mais prazer. A sensação de estar bem com Deus, com os outros e com você mesmo, não tem preço.

 

Mensagem Musical ou Hino Final: Oração final.


CARTAZ


DIVULGAÇÃO



CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MATERIAIS DE APOIO DO CULTO JOVEM EM ABERTO E EDITAR COMO VOCÊ QUISER.


52 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

CJ: O DESERTO

bottom of page