top of page

10 DICAS QUE TODO DIRETOR VAI GOSTAR DE SABER EM 2025

Foto do escritor: Casa do JACasa do JA

Transforme seu ministério jovem com princípios sólidos: oração, planejamento estratégico e uma equipe comprometida.






Você é um líder de ministério jovem e sabe que, mais do que nunca, é essencial ter um plano bem estruturado para engajar, motivar e transformar a vida dos jovens ao seu redor. Não basta mais apenas realizar eventos ou preencher o calendário da igreja com atividades; é preciso ter um propósito claro, uma visão estratégica e uma equipe bem preparada. Como líder, sua missão é inspirar, formar e, acima de tudo, guiar esses jovens para uma jornada de fé que vai muito além das paredes da igreja.

Por isso, reunimos 10 dicas poderosas que irão te ajudar a fortalecer o seu ministério jovem, focando em oração, formação de equipe, planejamento estratégico e motivação. Prepare-se para um novo ano de desafios, mas também de vitórias e crescimento espiritual! Se você está pronto para transformar a vida dos jovens que lidera, essas dicas são para você. Vamos juntos!


  1. ORE CONSTANTEMENTE: Inegavelmente, existe um poder especial para quem vive uma vida de constante oração (Mateus 17:21). Como diretor de jovens, é essencial que você, se ainda não o fazia, viva um processo constante de oração em sua vida diária. Além de cuidar de si próprio nesse sentido, busque ampliar essa atitude aos membros da sua equipe. Os desafios para o ano serão intensos e desafiadores, e a oração é uma poderosa arma contra as batalhas espirituais que você enfrentará.


  2. FORME UMA BOA EQUIPE: O sucesso do seu ministério jovem passa por várias coisas, e uma das mais importantes é formar um excelente grupo de trabalho. Sempre gostei de trabalhar com jovens, e oportunizar isso a eles é uma das coisas que você não pode esquecer ao escalar seu time. Não se esqueça de, sempre que possível, também procurar pessoas experientes no ministério — como aquelas que já foram diretores de jovens, adultos mais experientes que tenham boa relação com a juventude e líderes jovens investidos que ainda estejam dispostos a colaborar.


  3. FAÇA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, NÃO CALENDÁRIO DE EVENTOS: Existe uma frase muito conhecida no meio do futebol que diz: "Quem não sabe por que ganha também não sabe por que perde". Podemos aplicá-la facilmente ao contexto do Ministério Jovem. Vejo em muitos lugares pessoas simplesmente preencherem os espaços dos meses com algum projeto ou evento, apenas para ocupar os espaços em branco que ainda não foram preenchidos pela agenda do seu campo, região ou distrito. Tenho uma pergunta sincera: Não existe uma maneira mais eficiente de montar o seu cronograma anual de atividades? É claro que existe! E é daí que vem a necessidade de se fazer não apenas um cronograma de eventos, mas um planejamento estratégico. Um calendário de eventos é simplesmente uma lista das atividades e eventos que acontecerão ao longo do ano organizados por data. Ele responde apenas ao “o que” e ao “quando vai acontecer" (Ex: Retiro em fevereiro, Calebe em janeiro/julho). Já o planejamento estratégico começa com perguntas mais profundas: Por que estamos fazendo esses eventos? Eles estão alinhados com a missão e os objetivos da igreja? Esses eventos são realmente necessários ou estamos apenas ocupando o calendário? Qual o impacto que queremos alcançar com cada evento e com o conjunto deles? Como esses eventos se complementam ao longo do ano para criar um avanço real no propósito da igreja? Eles têm uma sequência lógica?

    Notou a clara diferença? Enquanto o calendário organiza as datas, o planejamento estratégico define as prioridades. Ele vai te ajudar a: Filtrar os eventos que não fazem sentido ou não agregam valor ao propósito da igreja, Garantir que os recursos (Tempo, dinheiro, energia) sejam usados de forma estratégica e inteligente, estabelecer metas claras para o ano, como fortalecer o discipulado, engajar os jovens na rotina de atividades da igreja ou alcançar mais pessoas para o reino de Deus, Criar campanhas anuais que conectem todos os eventos a um propósito maior, ao invés de eventos isolados que não dialogam entre si.


  4. BUSQUE OS MELHORES MÉTODOS, MAS NÃO CONFIE 100% NELES: Existe uma necessidade quase constante (em alguns casos até desnecessária, pois há coisas funcionando bem sendo substituídas apenas pela busca incessante por novidades) por inovação dentro do Ministério Jovem. Como diretor de jovens, é seu dever buscá-las e adaptá-las à realidade da sua igreja. Existe muita gente por aí fazendo coisas incríveis, e você, como líder, não só pode como deve buscar essas iniciativas. Um dos maiores exemplos disso é a missão Calebe, que começou com um grupo no interior da Bahia, e hoje os jovens de todos os países da Divisão Sul-Americana da IASD fazem parte desse poderoso movimento. Os métodos são formas de apresentar a mesma mensagem de maneira inovadora, mas quem atrai e sempre atrairá as pessoas é o poder do Espírito Santo. Jamais tire isso da sua mente.


  5. DIRIJA UM MINISTÉRIO JOVEM QUE TENHA IDENTIDADE: Atualmente, existe uma grande variedade de projetos prontos para serem aplicados com a sua galera. E aí está o segredo: Essas iniciativas foram elaboradas para serem aplicadas em todos os países da Divisão Sul-Americana, com culturas diferentes e perfis variados de jovens em cada um deles. Para ser bem sincero, até dentro do próprio Brasil existe essa diversidade, imagina no continente inteiro? O que quero dizer é que você é a pessoa mais indicada para dizer o que "dá certo" e o que não dá certo dentro da sua realidade! Em alguns lugares, o retiro espiritual ou acampamento de carnaval é o ponto alto do ano, enquanto em outros, o PG JOVEM é o queridinho da galera. Ou talvez seja o ESPAÇO JOVEM. Esses são apenas alguns exemplos, mas a juventude tem um poder e uma diversidade tão grande que, onde você está agora, o que bomba de verdade é uma coisa que talvez nem tenha mencionado aqui. Observe, analise, selecione, mas também crie projetos e programas baseados nas necessidades dos jovens da sua igreja. Isso fará TODA a diferença. Como sempre gosto de dizer, somos uma igreja mundial, mas não somos uma franquia espiritual. O mundo é um lugar multifacetado, e os desafios também.


  6. TREINAR E MOTIVAR A EQUIPE É ESSENCIAL: Sua equipe provavelmente estará com você nas batalhas mais árduas do ano, e isso pode dar a falsa impressão de que essas pessoas são dotadas de superpoderes e não precisam ser motivadas. Lembre-se de que, em muitos casos, essas pessoas são jovens iguais aos jovens que você está liderando. Elas têm os mesmos problemas, dilemas, desafios e dificuldades que qualquer membro "comum" do ministério. A diferença é que, além de tudo isso, elas aceitaram um novo desafio: compor a equipe que você lidera.

    Outro ponto que não pode ser deixado de lado são os constantes treinamentos para você e sua equipe. A motivação ou empolgação são excelentes combustíveis, principalmente no início de um trabalho (se sua equipe for predominantemente composta de jovens, você verá essa motivação espalhada por todos os cantos nos primeiros meses), mas não duram muito. E é por isso que devem estar sempre aliadas a capacitação e treinamentos que preparem todos para contribuir com excelência no Ministério Jovem. Buscar pessoas capacitadas de outras igrejas, caso a sua não tenha muitos recursos humanos para oferecer esse tipo de conhecimento, e contar com o auxílio do seu pastor, especialmente se ele for alguém com o espírito jovem, ajudará muito nessa etapa.


  7. NÃO TENHA MEDO DE SONHAR ALTO: Aquela programação que você sonha em realizar na sua igreja, mas que não ousa colocar no papel por achar impossível de concretizar? Coloque-a no papel! Digo por experiência própria que quanto mais você cuida das coisas de Deus, mais Ele cuida das suas. Não se esqueça: A obra é Dele, e certamente Ele cuidará de tudo se você se colocar à disposição. Mas também faça a sua parte: Peça apoios, planeje, busque formas criativas e diversas de vencer a falta de recursos, procure parceiros para tirar seus sonhos do papel.


  8. A INTERNET É UMA EXCELENTE FONTE DE MATERIAIS: Existem muitas pessoas boas e criativas fazendo coisas incríveis por aí. E sabe o melhor de tudo? Algumas delas disponibilizam esses materiais na internet para que você se inspire e faça ainda melhor! Duas cabeças pensam muito melhor que uma, imagina várias? Isso é o que a internet proporciona: A oportunidade de encontrar pessoas com as mesmas necessidades e alguém que já tem soluções para elas. Foi nesse contexto que nasceu o “Casa do JA”. Não somos pioneiros (inclusive faço uma menção honrosa ao JA ONLINE, que foi minha inspiração), mas acreditamos que podemos contribuir um pouco com as pessoas que aceitaram esse desafio insano de liderar jovens.


  9. BUSQUE PARCERIAS COM OUTROS MINISTÉRIOS DE JOVENS: Especialmente se o seu Ministério Jovem não for numeroso. Porém, mesmo sendo um desafio, não deixe de organizar programas para a sua galera. Lembre-se de que o ministério que você lidera hoje precisa ter uma identidade, uma cara.


  10. COMECE, FEITO É MELHOR QUE PERFEITO Se você esperar as condições ideais para iniciar QUALQUER coisa, nunca fará nada. Seria ingenuidade achar que, após um período de inatividade ou no começo de uma nova iniciativa no seu Ministério Jovem, tudo será maravilhoso: As pessoas estarão motivadas, o evento será um sucesso e tudo funcionará de maneira orgânica. Vencer a inércia sempre será a etapa que exigirá mais energia, mas não desvalorize as pessoas que, desde o começo, estiveram ao seu lado. Por menor que você enxergue o início, VALORIZE-O. Tire fotos e seja tão animado quanto seria se tudo já estivesse "bombando". Seja o mesmo diretor, seja para um ou para um milhão.



Para encerrar, lembre-se de que essas são apenas algumas dicas para fortalecer e impulsionar o seu ministério jovem. Cada liderança tem sua própria experiência e vivência, e é justamente essa troca de conhecimento que faz o ministério crescer e se tornar ainda mais eficaz. Se você tem outras sugestões ou ideias valiosas que podem contribuir para o sucesso de outros líderes, não hesite em compartilhar nos comentários. Juntos, podemos construir um ministério mais forte, unido e focado na missão de Cristo!

153 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page